Empreendedorismo

Os 9 maiores vilões da perda de foco

Não é novidade para ninguém que as pessoas que trabalham com mais concentração produzem muito mais que pessoas que tem perda de foco facilmente. Ao se concentrar e manter a atenção em suas atividades, esses profissionais tem a capacidade de completar tarefas em muito menos tempo, fazendo com que seu tempo de trabalho não precise ser aumentado.

Mas, hoje em dia, com os empreendedores digitais cada vez mais trabalhando em casa, a tendência das redes sociais, dos aplicativos eletrônicos e uma carga enorme de trabalho, muita gente pode se perguntar como é possível manter o foco diariamente? Para esclarecer essa dúvida tão comum, é importante reconhecer os maiores vilões da perda de foco no seu ambiente de trabalho e tentar neutralizar sua influência, deixando a mente produtiva e volta unicamente aos seus afazeres profissionais.

Conheça os 9 maiores vilões da perda do foco:

1 – Email permanentemente aberto no seu computador

Email permanentemente aberto no seu computador

Esse problema pode ser identificado também na vida pessoal. Você é uma pessoa ansiosa que fica a cada cinco minutos atualizando o email para ver se a resposta esperada chegou finalmente? Então, você perde um tempo precioso com essa atitude. Por isso, tente conter esses impulsos de ansiedade programando alguns períodos do seu dia para ler, responder e checar as suas mensagens.

2 – Não saber a programação do seu dia

Você não tem ideia do que precisa fazer quando chega no seu ambiente de trabalho? Você corre o sério risco de ser engolido por uma montanha de tarefas. Para corrigir isso, algumas atitudes bem simples podem ser úteis. Chegou no seu trabalho? Tire cinco minutos para fazer uma lista com todas as obrigações para o seu dia. E faltando alguns minutos para encerrar o seu expediente, volte para a sua lista e analise o que foi feito. Se algo ficou pendente, remaneje para o dia seguinte. Faça desse hábito parte do seu expediente, que o seu tempo será mais bem aproveitado.

3 – Reuniões improdutivas

Reuniões improdutivas para perda de foco

Reunião. Você realmente precisa fazer mesmo aquela reunião? Marcar uma reunião somente por ser um costume não é nada produtivo. Estudos indicam que um terço de todas as reuniões não tem razão suficiente para serem feitas. Então, só marque um encontro com sua equipe quando for essencial ( em média duas horas de duração).

4 – Redes sociais são ótimas, mas distraem

Todo mundo está conectado atualmente. Mas, você precisa manter o bom senso sempre ligado quando se trata de usar as redes sociais no ambiente e no horário de trabalho. Algumas empresas são mais liberais nesse sentido, mas, respeite a filosofia da sua companhia. Procure checar o Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat nos intervalos de trabalho, como horário de almoço ou alguma pausa.

No entanto, não é raro hoje em dia àqueles profissionais que trabalham com redes sociais. Então, dê prioridade total para os seus afazeres dentro dessas mídias sociais e não caia na bobagem de dar apenas uma espiada no seu perfil ou responder a sua melhor amiga rapidamente. Essa pequena distração pode acabar com a sua concentração, estragar todo o planejamento para o seu dia de trabalho e lhe tirar do ritmo de produção.

5 – Desmotivação

Você está feliz com o seu atual emprego? Muitos brasileiros podem estar frustrados com os seus empregos, no entanto, podem ter medo de arriscar uma mudança radical em função do momento complicado da economia nacional. Por isso, evite perder o animo com o seu posto de trabalho, já que isso conduz a perda de concentração, acaba com a sua produtividade e torna o expediente praticamente um martírio. Tente analisar a situação de uma outra maneira, busque alternativas ou tente reavaliar a sua carreira. Há algo que você possa fazer para melhorar? Um curso? Pós-graduação? Mudar alguns hábitos de vida? Voltar a fazer exercícios? Enfim, procure por alternativas para melhorar a sua situação.

6 – Mantenha o seu foco

Manter o foco durante as oito horas diárias de trabalho é complicado. Mas, tente manter a concentração nas suas prioridades. Deixe o celular no modo silencioso. Organize suas funções e alguma tarefa parecer enorme, divida-a em pequenas frações e vá em frente.

7 – Planejamento nulo

Planejamento nulo

Muitos profissionais pecam pela falta de planejamento. Por isso, tente deixar todos os seus compromissos anotados em uma agenda, no seu celular ou na tela inicial do seu computador. A forma mais apropriada é realizar o seu planejamento para a semana ou ao menos com três dias de antecedência, para que você tenha tempo hábil de cumprir todos os prazos.

8 – Interrupções frequentes

Estar acessível aos demais colegas é algo fundamental para ter um bom trabalho de equipe e um relacionamento cordial com seus clientes e parceiros. Mas, se muitas pessoas chamam a sua atenção ao ponto de impedirem a sua produtividade, algo precisa ser modificado. Revise seus emails, seja mais objetivo, foque nos seus afazeres e mostre, eventualmente, que você também tem suas próprias funções.

9 – Tarefas não planejadas

Todo mundo está propenso a ter toda a sua programação destruída por causa de algum compromisso de última hora. Às vezes, isso pode acontecer por mais que o seu planejamento seja impecável. Faz parte e é necessário saber lidar com imprevistas com calma, agilidade e profissionalismo. Mas, é preciso também evitar ao máximo se colocar em situações dessa magnitude. Se você já está totalmente ocupado e lhe incumbem de uma tarefa repentina explique a situação, repasse a sua emergência e delegue algumas tarefas. No caso, repartir responsabilidades também faz parte de um bom relacionamento entre colegas de trabalho e mostra a cumplicidade de toda a equipe.

Aqui um vilão bônus que considero o mais importante na perda de foco:

10 – Fazer tudo ao mesmo tempo

Fazer tudo ao mesmo tempo

Você começa um relatório. Abre o seu email. Olha as redes sociais. Inicia a produção de um conteúdo. Recebe um cliente. Você tenta fazer tudo ao mesmo tempo e, no fim das contas, não produz absolutamente nada. Isso é um problema que afeta muitos profissionais. Por isso, dê prioridade aos seus afazeres emergenciais e tente se concentrar em uma função de cada vez. Terminou a criação de um conteúdo? Apenas nesse ponto, comece outra atividade.

Giovanni Alves
Giovanni Alves
Empreendedor Digital, Consultor, Gerente de E-commerce e criador de vários Projetos Online de Sucesso!
  • Poxa que artigo fantástico, estou aprendendo bastante aqui neste site, mui bom mesmo….

    Parabéns!

  • Excelente Artigo, estou aprendendo bastante aqui neste site, este artigo era o que estava procurando….

    Obrigado !

    Parabéns!

    • Que bom que tem gostado Marcia, em breve novidades! (:

  • ótimo post, eu já errei bastante e foi 5 vilões desses citados no post, mais agora eu não ero mais…
    Obrigado por me ajudar…

    • Muito bom Davi que conseguiu melhorar o seu foco, isso é muito importante para conseguir alcançar nossos objetivos.

Loading...